Uma pessoa desanimada, sem vontade de viver, pode sentir-se assim em decorrência da interpretação que faz sobre o que está acontecendo em sua vida. O desânimo é o produto da alteração da nossa visão da vida.
Quando deixamos de enxergar a vida com os olhos de Deus, o desânimo brota.
O desânimo é a ação maligna de matar nosso ânimo!
Um dos alvos do diabo é nos fazer comportarmo-nos como um derrotado. Ele não nos quer animados e frutíferos. Pode ter certeza, se você escolher ser produtivo, ele vai querer lhe desanimar! E uma das suas táticas para nos desanimar é jogar em nossa face nossas limitações, sendo verdadeiras ou falsas! Não esqueça: o diabo é o nosso acusador. Ele não apenas nos acusa diante de Deus, como também sente prazer e alegria em nos lançar na face, aquilo que dá algum indício de limitação e fraqueza, com o propósito de nos desanimar a prosseguir na perseguição da vitória.
O diabo sente prazer em lançar em nossa face a nossainsignificância. Muitas vezes ele usará deste expediente para nos desanimar. Ele gritará em nosso ouvido como somos pequenos e insignificantes e que, por isso, não poderemos alcançar a vitória. Satanás não leva em conta que Deus usa a nossa insignificância para demonstrar a sua grandeza.
Outra arma do diabo para gerar desânimo é a ingratidão! O diabo lutará para não darmos a devida valorização àquilo que Deus faz por nós, gerando em nosso coração a ingratidão. Ele sabe que “as sementes do desânimo não florescem em um coração agradecido”. Por isso, ele lutará para gerar ingratidão em nosso coração!
E ainda mais, outro expediente que o diabo usa é a crítica destrutiva. Não me refiro a uma crítica que nos faz pensar – avaliar e por fim nos fazer melhor. Refiro-me à crítica cujo propósito é ferir a pessoa e não atender a necessidade da pessoa! Por isso, ao ser criticado não permita que o desânimo entre em seu coração. Lembre-se sempre de quem está por trás desse tipo de crítica.
Ao invés de ceder ao desânimo, adote a postura recomendada em Josué 1.7: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares”. Neste texto, a Palavra de Deus recomenda atitudes para contrariar o desânimo.
A primeira atitude é contrariar o marasmo do desânimo com esforço! E o texto afirma: “Tão-somente esforça-te...”. Então, não se renda as emoções negativas.
A segunda postura recomendada é agir como se o ânimo estivesse em você.
O texto recomenda: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo...”. Ou seja, você deve agir animadamente mesmo que você não tenha o sentimento do ânimo. Pense animadamente – fale animadamente – aja animadamente.
Em terceiro lugar: Faça tudo conforme a Palavra de Deus lhe ordena. O texto afirma: “Tenha cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou...”. Ou seja; quando pautamos nossa vida de acordo com a Palavra de Deus, o ânimo de Deus invade nosso coração e a vitória se instala em nós.
Aja assim e deixe o desânimo fora da sua vida!
Pastor J. Jacó Vieira
que pases unas felices fiestas y para el nuevo año que llega se cumplan tus ilusiones,
ResponderExcluir¡feliz año 2012!.
un abrazo.
oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirVim retribuir a sua visita lá no meu Barraco e agradecer o carinho.
É sempre digo que cabeça vazia é a oficina do Diabo.
Beijos